sábado, 13 de setembro de 2014

ETAPA 09 - SIVIZZANO À BERCETO - 11/06/2014 - 26 KM

Etapa desafiadora e considerada muito difícil, não pela distância mas pelas montanhas que teríamos que subir. Na noite anterior eu e o Adriano estudamos o percurso em nossos guias e resolvemos sair bem cedo. Levantamos às cinco horas e depois de um rápido café saímos às cinco e meia da manhã. Depois de uns 2 km de terreno plano, começamos lentamente a subir em direção a cidade de Terenzo, depois Casola e sempre subindo, mas o pior não havia chegado. Entramos na floresta do Salto do Diabo e continuávamos a subir por trilhas muito íngremes no meio da floresta. O Adriano sempre na frente com seus dois bastões de caminhada e eu com meu cajado. Depois de seis horas de caminhada e 19 km só de subida chegamos a Cassio no alto da montanha. Pausa para refazer as energias e tomar uma coca-cola bem gelada e comer um brioche de chocolate. O brioche na Itália é uma instituição nacional, todo o italiano come brioche no café da manhã. O Adriano tomava seu Redbull. Saíndo de Cassio encontramos uma jovem inglesa de 19 anos na trilha em sentido contrário, ela havia partido de Roma e iria até Canterbury na Inglaterra num total de 2000 km e pretendia fazê-lo em 80 dias. A trilha após Cassio é de 7 km até Berceto mas só que descendo, as paisagens são de montanhas com florestas permeadas por pastagens e lavouras de cereais. O clima era seco sem chuva, ameno pela manhã e quente a tarde. Ficamos em um Hostal, comida muito boa, vinhos ótimos, havia mais dois peregrinos italianos o Vincenzo e o Giovani, jantamos juntos. Na manhã seguinte iríamos enfrentar mais montanhas, o famoso Passo Della Cisa.