sábado, 13 de setembro de 2014

ETAPA 10 - BERCETO À PONTREMOLI - 12/06/2014 - 33,3 KM

Levantamos às cinco da manhã e depois de um café saímos para enfrentar as montanhas. O Vincenzo e o Giovani saíram depois. Esta etapa é cem por cento feita em trilhas de montanhas,  com subidas íngremes no começo até o alto da montanha, depois caminha-se pelo cume da montanha com paisagens deslumbrantes  onde avista-se os vales e as pequenas vilas de montanhas e seus rebanhos de ovelhas e gado de leite. Depois de alguns quilômetros iniciamos a descida do Passo Della Cisa passando por vilarejos de Gropolli, Previde, Casalina, Topleca di Sopra e Arzengo com suas casas de pedras características da Itália, onde as culturas de vinhedos e oliveiras são plantadas em terraços nas encostas da montanha e tomam conta da Paisagem. Pequenos riachos descem das montanhas e belas pontes medievais com mais de mil anos são testemunhas do tempo. Neste dia também por falta de uma sinalização mais consistente nos perdemos e tivemos que dar uma volta muito longa, foram 3 km a mais. Depois de voltarmos a trilha demarcada iniciamos a descida por uma antiga estrada romana de mais de 2000 mil anos toda de pedra em direção a cidade de Pontremoli. Chegamos ao Convento dos Freis Capuchinhos nosso local de pernoite às 16h00. Local com uma estrutura muito boa em que cada peregrino fica em uma cela individual. Hoje este convento tem apenas três frades capuchinhos, mas chegou a ter mais de 40. Hoje sobrevive de alugar as celas para pernoite dos peregrinos. Pouco depois chegaram ao Convento o Vincenzo e o Giovani. Depois de lavar as roupas fomos descansar. À noite fomos todos jantar em um restaurante. Nos recolhemos às 21h30min.